GERIATRIA

O que é a Geriatria?

Geriatria é o campo da medicina que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento de doenças e das limitações em idosos, ou seja, pessoas com idade superior a 60 anos. Em razão do natural enfraquecimento da capacidade funcional decorrente do envelhecimento, o acompanhamento por um geriatra é fundamental para que seja garantida a qualidade de vida neste estágio.  A principal premissa da Geriatria é focar na prevenção às doenças, uma vez que, mesmo aparecendo estar saudável, o idoso requer cuidados especiais. Em razão da idade avançada, é possível que as manifestações das doenças se deem de forma atípica, dificultando um diagnóstico assertivo caso os cuidados não sejam tomados de forma preventiva.

Tratamentos e Doenças

• Manutenção da saúde em idades avançadas

• Manutenção da funcionalidade e mobilidade do idoso

• Minimização do efeito das vulnerabilidades do idoso

• Aterosclerose

• Demência

• Depressão

• Doença de Alzheimer

• Doença De Parkinson

• Prevenção de doenças

• Tratamento precoce de sintomas

• Dor

• Hipertensão

• Hipotireoidismo

• Insônia

• Insuficiência Cardíaca Congestiva

Dr. César Augusto Guerra

Médico Geriatra

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Residência Médica em Geriatria também pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (UNIFESP-EPM). Médico ambulatorial de geriatria alta complexidade e preceptoria de residência de clínica médica e geriatria pela Prevent Senior.  Médico do ambulatório especializado em Osteoporose da Prevent Senior (medalha de ouro do programa FLS - Capture the Fracture - IOF). Preceptor de residência de clínica médica e de internato (faculdade UCSC) no Hospital Heliópolis.