Recurso 1LOGOTIPOpb - Copia.png

TERAPIA OCUPACIONAL

O que é a Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é uma profissão na área da saúde que atua na prevenção e tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, sociais, sensoriais, emocionais, e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, que limitem as atividades diárias, os papéis ocupacionais e/ou a participação social.

Tem por objetivo beneficiar o paciente trazendo melhorias para sua qualidade de vida e estimular autonomia e independência no desenvolvimento de suas atividades diárias, como alimentação, vestuário, lazer, banho, trabalho e escola, entre outras.

Doutor e paciente

Atendimento 

Prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas leves ou severas.

Na clinica a terapeuta ocupacional atua nas seguintes especialidades:

  • Treino e aprendizado de atividades de vida diária e vida prática (Alimentação, vestuário, higiene (autocuidado);
     

  • Estimulação sensorial (tátil, visual, auditiva, vestibular e proprioceptiva);
     

  • Treino Função Manual – Braços e mãos (coordenação motora fina, destreza, atividades bimanuais, força, amplitude de movimento);
     

  • Estimulação de funções cognitivas (atraso no desenvolvimento neuropsicomotor);

  • Estimulação para atraso no desenvolvimento sensório motor do brincar;
     

  • Habilidades para o desenvolvimento da participação escolar (treino de funções, adaptações de material e mobiliário, orientações aos acompanhantes e profissionais);
     

  • Aplicação de bandagem em MMSS.

Jaqueline dos Santos Rodrigues Scerni - Terapeuta Ocupacional.jpeg

Jaqueline dos Santos Rodrigues Scerni

Terapeuta Ocupacional

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2017.

Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista pela Faculdade Integrada da Amazônia (FINAMA) EM 2020.

Em curso no Programa de Certificação de Integração Sensorial de Ayres pela Collaborative for Leadership in Ayres Sensory Integration (CLASI).

Experiência e atuação com desenvolvimento infantil e adolescente, intervenção precoce, dificuldade de aprendizagem, treino de motricidade fina e escrita, estimulação sensorial, atividade de vida diária (AVDs), atividade instrumentais de vida diária(AIVDs), e consultoria escolar. Realizou estágio extra-curricular com experiência de facilitadora escolar.

Participou da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Educação (LATOED) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) como membro da coordenação de multimídia e social. 

Pesquisadora bolsista do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).