PSICOPEDAGOGIA

O que é a Psicopedagogia?

A psicopedagogia consiste em um saber científico que une, principalmente, os conhecimentos da psicologia e da pedagogia. Contudo, é uma área bastante multidisciplinar, abarcando também conhecimentos da neurologia, psicolinguística e antropologia, dentre outras disciplinas.

 

O psicopedagogo busca entender a maneira como o ser humano assimila e processa as informações, construindo, assim, os conhecimentos. Ele é responsável, portanto, pelo estudo dos processos do aprender humano em várias fases da vida, seja em crianças e adolescentes ou em adultos.

 

Desde a idade em que comunicamos as primeiras palavras, passando pela escola — período de intenso de assimilação de novas informações —, até a vida profissional, estamos em constante processo de aprender. Diante disso, essa profissão busca melhorar os métodos de ensino, tendo como principal finalidade garantir a compreensão dos conteúdos e facilitar o aprendizado.

Atendimento 

No seu âmbito de ofício, o objetivo do psicopedagogo é identificar problemas — como dificuldades, distúrbios ou transtornos, bem como aplicar métodos para que uma pessoa tenha um melhor desempenho, desenvolvendo ações de prevenção ou de correção desses problemas.

As causas dessas dificuldades podem ser de natureza emocional, mental, social ou física. 

Tratamentos e Doenças

  • Dislexia

  • Discalculia 

  • Disortografia

  • Disgrafia

  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)

  • TEA (Transtorno do Espectro Autista)

  • Avaliação Psicopedagógica

Lara Poggio de Andrade

Psicopedagoga

Pedagoga, especialista em Psicopedagogia e mestranda em Distúrbio do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Bolsista CAPES/PROEX-Modalidade II.

 

Atuou como colaboradora do CPN/NANI (Centro Paulista de Neuropsicologia/Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar) no ambulatório de TDAH da Unifesp, e docência no ensino básico e pós-graduação.

 

É psicopedagoga clínica, atuando na avaliação e intervenção de crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem e outros transtornos do neurodesenvolvimento como TDAH.

 

É membro do grupo de pesquisa em Neuropsicologia Infantil da UPM e dirige seus estudos à área de linguagem, matemática e funções executivas. 

©  2018 por Clínica Dieckmann. 

Rua Borges Lagoa, 971, conj 54, Vila Clementino, São Paulo/SP

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram