Recurso 1LOGOTIPOpb - Copia.png

PSICOPEDAGOGIA

O que é a Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é a área do conhecimento, atuação e pesquisa que lida com o processo de aprendizagem e desenvolvimento tanto de crianças e adolescentes como dos adultos e idosos.

Visando a prevenção de sintomas relacionados aos sentimentos de “não aprender” e embasado no estudo da origem das dificuldades de aprendizagem, a psicopedagogia visa o desenvolvimento de atividades que estimulam as funções cognitivas, abordando simultaneamente as questões afetivas e sociais do paciente.

136.jpg

Atendimento 

No seu âmbito de ofício, o objetivo do psicopedagogo é identificar problemas — como dificuldades, distúrbios ou transtornos, bem como aplicar métodos para que uma pessoa tenha um melhor desempenho, desenvolvendo ações de prevenção ou de correção desses problemas.

As causas dessas dificuldades podem ser de natureza emocional, mental, social ou física. 

Tratamentos e Doenças

Anamnese: Levantamento de informações sobre as dificuldades ou transtornos que interferem no processo de aprendizagem do sujeito, histórico de gestação e intercorrências até a idade atual. Apresentação Acadêmica

Diagnóstico / Hipótese: Realizado através da avaliação tanto individual quanto multidisciplinar, (multidisciplinar - outros profissionais como fonoaudióloga, psicóloga, neurologista, pediatra e entre outros profissionais especializados na aprendizagem e desenvolvimento), paralelo com a investigação realizada junto ao responsável e com o ambiente escolar.

 

Intervenção: Contribui para a construção da autonomia e independência por meio da relação com o saber/aprender. A proposta de intervenção e os protocolos variam de acordo com a necessidade do sujeito.

maírasalles.png

Maíra Salles Ramblas Dias

Psicopedagoga

Pedagogia – Licenciatura plena – Universidade Nove de Julho

 

Especialização em Psicopedagogia clínica e institucional – Faculdade Metropolitanas Unidas

 

Especialização em Analista do comportamento – Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual – Child Behavor Institute of Miami – CBI