NUTRIÇÃO

O que é a Nutrição?

Nutricionista é o profissional de saúde que desenvolve funções de estudo, orientação e vigilância da alimentação e nutrição, quanto à sua adequação, qualidade e segurança, em indivíduos ou grupos, na comunidade ou em instituições, incluindo a avaliação do estado nutricional, tendo por objetivo a promoção da saúde e do bem-estar e a prevenção e tratamento da doença, de acordo com as respectivas regras científicas e técnicas.

O nutricionista que realiza o seu trabalho na área da Nutrição Clínica, avalia o estado nutricional do paciente, realiza a anamnese alimentar e elabora um diagnóstico nutricional com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e alimentares.

Especializações como as de Perfil Nutrigenético e Genômica Nutricional, nutrição na fertilidade e programação da gestação, nutrição materno-infantil, nutrição em pediatria, nutrição nas doenças neurológicas e psiquiátricas tanto em adultos como em crianças, dieta cetogênica para casos de epilepsia refratária, nutrição clínica funcional e Nutrição estética, fazem parte de um atendimento nutricional diferenciado, humano, minucioso, cuidadoso, que respeita a rotina, a cultura, e limitações de cada paciente.

Procedimentos e tratamentos

• Atendimento à pacientes com doenças crônicas

• Avaliação Antropométrica

• Transtornos Da Nutrição Infantil

Dra. Luciana Rigolão Lopes

Nutricionista

Nutricionista, CRN-3: 27.531. Graduou-se em Nutrição pelo Centro Universitário Central Paulista - UNICEP.   em São Carlos/SP (2005-2008) Sua primeira especialização Lato-sensu foi em Gestão da Qualidade dos Alimentos pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (2009-2010) Sua segunda especialização Lato-sensu foi Biologia Molecular e Citogenética pelo IPESSP - Instituto de Pesquisa e Educação em saúde de de São Paulo (2016-2018). Cursou diversos cursos livres na área de Genômica Nutricional, alguns pelo Instituto Hi-Nutrition ABEFARMA e pelo GANEP. Também cursou recentemente Atualização no atendimento nutricional pediátrico pelo CAEPP-USP (Centro de apoio ao ensino e pesquisa em pediatria - USP), dentre vários outros. Trabalhou com controle de qualidade de alimentos no início da carreira, migrando para a nutrição clínica ao atuar com eventos científicos no Conselho regional de Farmácia do Estado de São Paulo.  Lecionou para o ensino técnico de enfermagem e agora dedica-se exclusivamente ao atendimento clínico de pacientes. Atua com Perfil Nutrigenético e Genômica Nutricional, Nutrição em doenças neurológicas e psiquiátricas, Nutrição Materno-infantil, Nutrição  em doenças crônicas não-transmissíveis (diabetes, trigliceridemias, hipercolesterolemia, insuficiência renal crônica, cardiopatias, etc.), Nutrição clínica funcional e estética.